Armadilha para combater a Mosca das Frutas

Gostei0 Não Gostei0
Armadilha para combater a Mosca das Frutas falandoaosmontes.blogspot.com - 1238 dias atrás

Combate às Moscas-das-frutas em pomares Domésticos


Uma forma de combater esse mal está no uso de uma armadilha simples que contém uma solução atrativa para o inseto. A Embrapa Agrobiologia adaptou com garrafa PET um modelo muito utilizado nos pomares comerciais. Dentro dos recipientes de refrigerantes, é colocada uma solução de suco de fruta ou melaço de cana-de-açúcar, mistura capaz de atrair o inseto para dentro da garrafa e fazer com que ele acabe se afogando. Em pomares pequenos utiliza-se uma armadilha para cada 5 pés de fruta.
Material necessário:
• 1 garrafa transparente tipo PET de dois litros com tampa e rótulo• 1 canivete ou estilete• 1 caneta marcadora permanente, utilizada em retroprojetores• 30 centímetros de arame• Fita métrica
Estes materiais são facilmente encontrados em supermercados, papelarias e lojas agropecuárias.
Montagem
1º passo: Usando a caneta para retroprojetor, desenhe sobre o rótulo da garrafa três quadrados com dois centímetros de lado cada um. Faça-os a uma distância de oito centímetros um do outro, aproximadamente, e todos na mesma linha. A presença do rótulo não é obrigatória, mas facilita o desenho dos quadrados.
2º passo: Aqueça a ponta do canivete ou do estilete e corte os quadrados, seguindo as linhas marcadas pela caneta. Depois, retire o rótulo. Caso o molde seja feito diretamente sobre o plástico, recomenda-se retirar os excessos de tinta da caneta com um pano embebido em álcool para manter a garrafa totalmente transparente e evitar que a armadilha se torne menos atrativa para o inseto.
3º passo: Pegue o arame e prenda uma das extremidades no gargalo da garrafa. A outra ponta será pendurada na copa da fruteira, a uma altura de 3/4 do tamanho da árvore, a partir do solo. Instale a armadilha em um galho mais periférico e menos exposto ao sol. Coloque uma armadilha para cada 5 pés de fruta bem distribuído pelo pomar.
OBS: Os buracos vazados na garrafa servirão de "porta" de entrada para o inseto. Faça no máximo quatro furos para evitar que a mosca fuja da armadilha.
A solução que será colocada dentro da garrafa poderá ser feita de duas maneiras. Para preparar 500 mililitros de líquido são necessários:
• 35 ml de melaço de cana-de-açúcar em 465 ml de água ou;• 125 ml de Suco de fruta natural de Uva ou maracujá em 375 ml de água.
Com um funil, coloque os 500 mililitros de solução atrativa na garrafa. Tampe bem para evitar que a água de chuva entre no recipiente. Troque o líquido das garrafas a cada semana ou no máximo a cada quinze dias. Lave com água o recipiente para retirar os resíduos da solução antiga antes de colocar a nova. As armadilhas devem ser substituídas a cada quatro meses e levadas a locais de reciclagem de lixo.
Estas armadilhas são ideiais para pomares domésticos com variadas espécies frutíferas, principalmente, laranja, goiaba, carambola, mexirica, e outras frutas atacadas por este inseto.  






Continuar lendo...

Relacionados

  • Comentários
Nome:
Comentário:
Código:
captcha

estatisticas